Consultar FGTS Caixa

Saiba como consultar FGTS caixa e também ter em mãos um extrato – fundo de garantia por tempo de serviço, é um direito pago pelo empregador, depositado todo mês  pelo empregador sendo obrigatório, o beneficio tem um total de 8% do salario recebido pelo funcionário, sendo obrigatório o deposito todo mês na conta da caixa, é uma conta exclusiva para deposito mensal, se o trabalhador trabalha muito tempo em uma empresa e quer descobrir quanto já tem depositado na conta saiba que é possível consultar FGTS caixa sempre que quiser, iremos ensinar no decorrer desse post.

Saiba que é fácil saber seu saldo iremos explicar passo a passo como você pesquisar seu fundo de garantia e tirar um extrato online em poucos minutos.

Saiba Quem tem direito FGTS

Todo trabalhador que trabalha com registro tem direito a consultar FGTS caixa, é uma garantia em caso de perca do seu emprego, assim terá uma reserva de dinheiro para se manter e sustentar sua família, assim o funcionário terá uma reserva financeira até que possa surgir outro emprego.

Todos funcionários que trabalham com registro tem direito ao beneficio, como rurais, avulsos, safreiros, temporários e atletas profissionais.

Depois da data de 10/2015 os empregados domésticos passaram a ter direito de receber o fundo de garantia através do DAE, que é um guia de recolhimento pago mensalmente pelo empregador.

Cálculo FGTS

Calculo do FGTS depositado mensalmente é extremamente simples basta pegar o total do seu salario e multiplicar por 8%, exemplo se seu salario é R$1.000 mensal você pega esse valor x 8%, mais esse valor pode variar um pouco se você receber receber comissão, pode ser em horas extras ou em bônus e para saber o valor exato você poderá consultar FGTS caixa facilmente, o empregador também pagará o valor baseado nesses valores também acima do salario fixo.

Consultar FGTS com saldo e extrato

Para consultar FGTS caixa e o saldo do valor total, primeiro site oficial do portal cidadão, onde terá algumas informações do beneficio www.fgts.gov.br, poderá ver o total depositado pelo empregador e também tirar um extrato, você pode também fiscalizar se seu empregador deposita mensalmente seu FGTS que é assegurado por lei como obrigatoriedade do trabalhador o deposito mensalmente.

Saiba que também tem um aplicativo da caixa que você instala em seu Smartphone e tem acesso online na tela do celular sempre que quiser saber o saldo e saber também se o empregador deposito a parcela mensal do seu FGTS.

Extrato FGTS Inativo Liberado Para Saque

Saiba que o governo federal liberou o FGTS Inativo para saque desde 31/12/2015, assim se você tem dinheiro na conta do seu Fundo de Garantia esta liberado para saque mesmo que sua conta esteja inativa por um tempo, se você tem saldo, tem direito de saque.

Para ter acesso ao saque saiba que terá de fazer um agendamento no site da caixa http://www.caixa.gov.br/ vá em portal de benefícios, basta selecionar contas inativas e informar alguns dados pessoais, depois de preenchido o formulário de pedido e acompanhar calendário de pagamento no mesmo site, saiba consultar FGTS caixa que ja foi liberado pela caixa de acordo com a data de nascimento do funcionário.

Multa paga pelo empregador em caso de demissão

Em caso de demissão sem justa causa o trabalhador fica obrigado a pagar 40% sobre o total do beneficio depositado em conta, sendo pago todo montante ao trabalhador, a velha lei era de 50% 10% era paga ao governo e os outros 40% pagos ao trabalhador, com a nova elei ficou sendo somente os 40% pago ao trabalhador que não saiu prejudicado com a nova lei.

A multa pode ser uma boa grana no bolso do trabalhador demitido dependendo do tempo de serviço na empresa,o Fundo de Garantia é uma grana que todo mês aumenta com novo deposito do empregador, assim em poucos anos rendendo um bom montante em dinheiro vivo na conta, falando que todo mês é remunerado pelo banco com base na rentabilidade da poupança e para consultar FGTS caixa, é uma garantia para que o trabalhador não dispense o empregador por qualquer motivo fútil, pois fica obrigado a pagar a multa do fundo de garantia por tempo de serviço.

A multa de 40% sobre o montante do fundo de garantia por tempo de serviço, é obrigatória somente em caso de dispensa pelo empregador, se o funcionário se demitir voluntariamente da empresa não é obrigatório o pagamento da multa, nem receber o beneficio que fica retido por um tempo na conta do funcionário na caixa econômica federal, só podendo sacar depois de certo tempo.

Consultar FGTS Caixa
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *